Conhece a Fadiga por Empatia?

“Se eu te perguntar o que é empatia, é provável que vc me responda: “é a capacidade de se colocar no lugar do outro”. Mas essa definição não é muito assertiva porque o lugar do outro já está ocupado por ele mesmo…

Assim, uma forma mais saudável de pensar a empatia seria entender que empatia não é sentir exatamente o que o outro sente e sim a capacidade de entender o que acontece com o outro a partir da minha posição, com uma postura acolhedora e sem julgamentos, mas também sem me apropriar do sofrimento que não é meu.

Estamos em uma pandemia e, com a aproximação com as mídias sociais e com o noticiário, nos sobrecarregamos diariamente por sofrimentos inúmeros. Além disso, nos sensibilizamos com essas histórias e, quando nos damos conta, cá estamos, fadigadas, beirando a exaustão emocional.

Ter uma atitude empática é necessário, porém, é também importante entender os nossos limites! Não somos capazes de suportar todas as dores e sofrimentos (e isso não quer dizer que somos egoístas ou indiferentes ao sofrimento humano.)

Entenda: ser contagiada pelos problemas do outro e tomá-los como seus próprios não resolve em nada.

Existem maneiras de se ajudar e ajudar o outro. Confira algumas dicas:

  • 1) Desconectar; escolher quem vc quer seguir e qual conteúdo de informação vc quer consumir (fazer a famosa limpeza no feed);
  • 2) Ter atividades de lazer, descansar e focar no seu desenvolvimento emocional;
  • 3) Aprender a desenvolver uma distância psicológica dos problemas dos outros, ou seja, respeitar a dor do outro sem tomá-la como sua;
  • 4) Incluir na sua rotina a meditação ou técnicas de relaxamento que permitam “recarregar” sua energia e estimular o equilíbrio emocional e paz interior.


✅ Lembre-se que não está sozinha e que existem pessoas tão engajadas quanto vc em causas humanas. Além disso, é também humano e nobre “cuidar da própria vida”.

“Cuidar do outro só é possível quando se cuida de si mesmo” (Ana Claudia Quintana Arantes).

Abraços da Ei”

Colunista do Fora da Trama

Eilane dos Santos – Em síntese, é psicóloga clínica (CRP 06/141278) pós-graduanda em psicologia fenomenológica-existencial e humanista e em neuropsicologia clínica. Ao mesmo tempo, atua em grupos feministas e antirracistas de discussão crítica. Por fim, é colunista do Fora da Trama.  

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Grupo Fora da Trama

Grupo Fora da Trama

Trabalho voluntário idealizado com o propósito de somar no combate à violência e apoiar o caminho de superação de relacionamentos abusivos. @foradatrama