Janeiro Branco – Saúde Mental importa

agosto lilás

No mês de janeiro é realizada a campanha Janeiro Branco, quando se busca estabelecer uma linha de diálogo sobre saúde mental e sua importância. Foi escolhido esse mês para a campanha por considerar que, por ser início de ano, as pessoas estão mais propensas a pensar em sua vida, nas possibilidades e planos. Busca-se, então, incentivar as pessoas a agregarem em suas metas para o ano o cuidado com sua saúde mental. 

É um movimento importante para estimular o cuidado integral em saúde. Não adianta um “shape” bacana se você não olhar para sua saúde psicológica. O recado é esse: cuidem do shape e da sua saúde mental também, isso é pensar integralmente em sua saúde (inclusive as atividades físicas são recomendadas para se alcançar um maior bem estar emocional).  

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 6% dos brasileiros sofrem de depressão, sendo este dado sintomático e preocupante, nos levando a questionar nosso padrão de vida, nossa rotina, e o que temos feito para alcançar uma maneira mais saudável de nos relacionarmos.

Podemos pensar aqui no quanto nossa sociedade ocidental tem se desenvolvido em padrões imediatistas e de consumo, o que, segundo Zygmunt Bauman, expressa-se na maneira que nos relacionamos. Passamos a tratar as pessoas tal como tratamos produtos, com descartabilidade e troca. Será esse um importante fator para o adoecimento em massa da população? Nós perdemos a sensibilidade e a capacidade sinérgica das relações humanas? Será que isso influi diretamente em nossa saúde mental?

Diante de tantas perguntas, quero concluir com mais um questionamento: O que você faz para cuidar da sua saúde mental?

Fontes: Site oficial da campanha Janeiro Branco e SESI RS – Saúde na empresa.

Colunista do Fora da Trama

Karolaine Silva de Meneses – Psicóloga clínica (CRP 08/30379) com perspectiva interseccional de raça, classe e gênero. Pós graduanda em Gestão Pública pela UEPG. Também é Conselheira Suplente do Conselho Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu. Atualmente, residente na Secretaria Estadual de Segurança Pública – Departamento Penitenciário. Além de tudo, colunista ativa do Fora da Trama.  

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Grupo Fora da Trama

Grupo Fora da Trama

Trabalho voluntário idealizado com o propósito de somar no combate à violência e apoiar o caminho de superação de relacionamentos abusivos. @foradatrama