Quando aconteceu, demorei para perceber. Tenho a sorte e o privilégio de contar com uma família estruturada, amizades verdadeiras e acesso a estudos. Mesmo assim, era difícil de entender o porquê de me sentir tão confusa e inapropriada.

E nessas situações, a gente às vezes se vê com resistência em relação a compreender que de quem esperávamos tanto bem era justamente de onde se gerava tanta angústia.

O relacionamento abusivo não se limita a um perfil, idade, sexualidade, a nada, sabe? Ele pode acontecer com qualquer pessoa, independentemente dessas características. Porque se trata de manipulação, de encanto, de promessas, de paixão. De um conjunto que tem cara de perfeição e de plenitude. Que te envolve e te conforta. No começo.

Me motivo a tratar disso para que as mulheres se inspirem em tantos relatos de superação. Para que abram os olhos, se amem primeiro. Quero ver você, que está lendo esse texto, cada vez mais dona de si. Dizer que está tudo bem, que você fez o que podia e que agiu de acordo com o que acreditava que era o normal.

Eu não tinha percebido racionalmente ainda, só sentia lá no fundo que algo estava errado. É sutil, mas agora eu sei reconhecer o conflito e a imposição disfarçados de diálogo, as críticas subliminares e a posse.

Aprendi que as atitudes e a paz são mil vezes mais seguras como indicativos do que as falas. Não quero dizer que você precisa começar qualquer relacionamento com pé atrás ou que você deva desconfiar de tudo e de todos. Pelo contrário, sou esperançosa.

O que desejo de verdade é atender a esse chamado interno que pede p acolher, informar, apoiar, esclarecer e motivar o maior número de pessoas possível, para que rompam esse ciclo destrutivo (que muitas vezes é seguido por outras relações inadequadas).

Quero que saiam dessa trama e se fortaleçam. Que seu brilho próprio e amor sejam tão verdadeiros que inspirem. E que, principalmente, sejam felizes antes. Isso pode ter fim, e terá. Fica tudo bem de novo nesse outro lado, pode acreditar. 🌷

Com amor, Ágatha. @agathabarreto_ Sejam bem vindas e bem vindos ao Fora da Trama.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Grupo Fora da Trama

Grupo Fora da Trama

Trabalho voluntário idealizado com o propósito de somar no combate à violência e apoiar o caminho de superação de relacionamentos abusivos. @foradatrama